A bela vila portuguesa de Penedono, inserida numa região conhecida pelas suas vastas vinhas, extensos pastos e bonitos castanheiros, pertence ao Distrito de Viseu e é sede do seu município. Penedono, terra de várias atrações culturais, faz fronteira com São João da Pesqueira, Vila Nova de Foz Côa, Mêda, Trancoso e Sernancelhe.
É nesta vila tão tradicional que o Hotel Medieval® de Penedono**** se situa, oferecendo uma vista privilegiada para o Castelo de Penedono, erguido no século XI, a quase mil metros de altitude. Classificado como Monumento Nacional e sendo local de nascimento do "Magriço", referido em "Os Lusíadas", a este castelo pertencem grandes lendas, tal como é o caso da Lenda das Duas Pedras Brancas.



Penedono é lar de belas igrejas e capelas recheadas de arte sacra, do Pelourinho, localizado entre o Hotel Medieval® de Penedono**** e o Castelo, do Menir de Penedono e do Solar dos Freixos, um belo edifício para visitar.



O restante município apresenta igualmente várias outras atrações a uma curta distância. Em Penela da Beira descobre-se o Dólmen da Capela de Nossa Senhora do Monte e o Dólmen da Lapinha. Em Pedras Estantes pode-se visitar o Dólmen do Telhal, e existe também nesta zona o chamado Dólmen do Pendão. Em acréscimo, em Antas pode-se partir à descoberta da Necrópole Megalítica de Lameira de Cima e do Núcleo Arqueológico do Vale de Maria de Pais.